quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Meditando sobre a Arte de ensinar.

"Recuperar a humanidade do oprimido"(p.7)
Não consigo apenas ler, sempre tenho outro ângulo de visão, pareço polémica, ou confusa, mas,vejamos:
- Não pode-se negar a neutralidade da Educação, a Educação é neutra, não por presunção, é por convicção.(p.8,22, e seguintes) Desdisse o grande mestre. Isto fiz por uma razão: confundi Educação, e Pedagogia (!?)
-"... a prática consciente da libertação, e construção...", melhor dizer manutenção "... da História", (p.8) é da vivência da Cultura, com Costumes, Modos, Tabus, de cada Povo.Não pode haver culturação, nem endoculturação. Novamente o desdigo pela confusão de conceitos de: Cultura com culturação, e deste com Educação.
-Pedagogia é a condução da Criança, a Criança conduzida fica educada, e, adulta revela-se Política. O "processo educativo"(p. ) é um agente político, e, na Verdade, o "ato político" (p.) é próprio do agente educado. Aqui não o desdigo, mas, pretensamente, discuto o que é Política, e o que é educação: Política é a propriedade do que é educado.
Educação = Política, e diferente de Pedagogia.
-”Deve-se ter:” o a favor de quem, e do que, contra quem, e o que. A favor de quem, e do que, contra quem, e contra o que”, (p. 23), mas, tanto, já é uma derivação da realidade devida, quando já se tem uma realização necessária.
O texto revela que há a dicotomia: A “elite pensante”, e o “Povo inculto”, posto que, para o “pensante”, o Povo tem, apenas, costumes, e jeitos, que precisam ser refinados. É dito: “O analfabeto por que não a tem (a palavra escrita), é um “homem perdido”, cego, quase fora da realidade.” (p.28 e 31).
A política de quem nasce em condições favoráveis é natural, caso se desenvolva em ambiente favorável, aprenderá o que é favorável ao próprio desenvolvimento, e, na idade da Razão, revelará atitude, o que é próprio do ser político. E o que nasce em condições pouco favoráveis, principalmente, em um lugar (entendendo-se lugar conceituado: Continente, Estado, ou, sítio) que, em Verdade, mantém integra, ou fiel aos Princípios, tem do mesmo modo. Tanto que o sentimento é de opressão.
O mestre em apreço trabalhou para: “... recuperar a humanidade do oprimido”, e fez o caminho que temos como referência. Libertar da opressão é o caminho que está sendo construído agora.