sábado, 25 de fevereiro de 2012

Meditando sobre a Arte de ensinar, (continuação)

Descobri que Educação é tão inerente quanto Cultura,e Politeia conceitua o que pode ser usado para descobrir a Educação e a Cultura.
Política derivado da "Politeia", ou o que é próprio do que é educado, e se organiza em "Polis", tem-se "Polite", que constitui a "Polis", chegou a nós desde o Francês "Politique": o a ser feito, e não o que é, e chegou ao francês: o que é, ou a"Politeia": o que é próprio do educado (Aristóteles descreve a Constituição de Atenas) e serve como bula, ou o a fazer para se ter educado,"politique", torne político,"polite".É uma questão de declinação.
Nós temos a Política quanto a organização da "Polis", falta a Política "Pollis", a que poliniza, dispõe o suficiente para que algo aconteça, ou possa ser feito. Precisamos ter a Política quanto ao ser humano.
Temos: Educação, Culturação, e Política, tem-se: Cultura e Política, em Verdade.
Dar à conhecer é o suficiente. A transmissão oral é bastante, consegue-se, imediatamente, a Política. Tudo que alcanço hoje devo à leitura, mas tudo o que consigo fazer, devo à boa conversa. Foi modelando o conhecimento com o sentimento imediato, e sentimento preservado só se consegue sendo fiel ao que se aprendeu oralmente.
O que fez variar as quantidades físicas no organismo, na mente, ainda agora nos move.

Referência: FREIRE, Paulo, A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 33ª ed. São Paulo, Cortez, 1997. 87p. (Coleção questões da nossa época, v.13)